terça-feira, 27 de março de 2012

Sports Champions - Análise


Após o lançamento do periférico da Sony, o playstation move, todos os aficionados ps3 estão à espera de jogos que justifiquem o investimento neste periférico. Para já os jogos ainda são poucos e não há grande variedade entre eles, mas para já há um que se têm destacado, SPORTS CHAMPIONS, promete fazer uma boa demonstração de todas as potencialidades do move, nomeadamente em jogos de desporto.

SPORTS CHAMPIONS, tal como o nome indica, é um jogo dedicado ao desporto, nele estão incluídos 6 desportos distintos, ténis de mesa, boccia, voleibol de praia, tiro com arco, duelo de gladiadores (Desporto??) e por ultimo disco golfe.
Cada um destes desportos está dividido em 3 modos de jogo, Free Play, onde podemos aprender e aperfeiçoar a nossa técnica, Champions Cup, onde temos de vencer 4 taças com diferentes dificuldades (Bronze, Silver, Gold e Champion) onde temos de defrontar 10 adversários e no qual para alem de vencer para desbloquear o adversário seguinte temos também de fazer a melhor exibição possível para se obter um numero maior de estrelas que nos darão novos equipamentos e instrumentos para cada desporto, e por ultimo o Challenge Mode onde temos de realizar alguns desafios interessantes que são desbloqueados ao obter vitórias no modo Champions Cup.
Para começar logo da melhor forma fui para o desporto que mais me apelava, por ser o meu favorito e por o praticar regularmente, o ténis de mesa.
O ténis de mesa é sem dúvida a melhor parte de
SPORTS CHAMPIONS, é aquele em que podemos ver perfeitamente a precisão do move seja na forma como movimentamos o comando ou a velocidade e força que aplicamos.
Este desporto requer mesmo muita destreza pois consegue-se ver claramente quem joga bem na realidade ténis de mesa e quem não joga tão bem.
Este desporto ao contrário do que possam pensar requer bastante movimento e posso vos garantir que nos faz suar que nem uns cavalos.
Este desporto ou contrário de outros não necessita de um sub-controlador.
O boccia que todos associamos aquele desporto no qual os nossos paralimpicos limpam sempre as medalhas todas está presente neste jogo de uma forma bastante interessante, pois este ao contrário do ténis de mesa não depende do nosso jeito para o desporto mas sim da nossa precisão e calma a controlar o move, o que se revela muitas vezes frustrante é o facto de muitas vezes ao querer ganhar mais que um ponto, acabamos por estragar tudo e dar pontos ao adversário. Para quem não sabe o boccia consiste em atira bolas e conseguir coloca-las o mais próximo do pallino, uma bola amarela pequena, quanto maior o nº de bolas tuas perto do pallino mais pontos conseguirás, um pouco como o curling mas sem a parte do gelo.
Neste também não há necessidade do sub-controlador.
Agora passamos para o ponto mais negativo do jogo, o voleibol de praia, um desporto em que há sempre movimento, pois mas em SPORTS CHAMPIONS a história não é bem assim.
Neste desporto limitamo-nos a estar parados a espera que a bola nos chegue para depois fazer um simples movimento de braços seja uma manchete, levantar a bola ou o remate.
Este jogo é muito lento e torna-se aborrecido rapidamente pois fazer um movimento de 10 em 10 segundos não é lá muito emocionante.
Este desporto já faz uso do sub-controlador mas ainda assim parece me uma enorme falha neste jogo.
Por outro lado é também o mais fácil de todos.
O tiro ao arco faz muito bom uso das potencialidades do move pois é na precisão que está o segredo deste desporto.
Embora para se fazer os movimentos reais seja necessário dois controladores, a experiencia não fica em nada prejudicada quando se joga com apenas 1.
Este é provavelmente o desporto em que existe maior variedade nos níveis, desde acertar em frutos, em alvos em movimentos, acertar em alvos sendo mais rápido que o adversário, tentar adivinhar qual duma quantidade grande de alvo vai ser para acertar, etc.
Um jogo simples mas também que acaba por tornar-se aborrecido após uns tempos.
O pseudo-desporto, duelo de gladiadores onde temos de espancar o nosso adversário onde temos a nossa disposição um escudo e uma espada.
Este é o jogo no qual os botões do move desempenham papel importante durante a acção.
Tal como no ténis de mesa este é uma demonstração de força do move pois os movimentos que fazemos na realidade são copiados perfeitamente pela nossa personagem.
Este é o jogo ideal para quem se quiser armar em espadachim.
Pode ser jogado com 2 controladores mas também não é algo estritamente necessário.
Este juntamente com o ténis de mesa é o expoente máximo do jogo, Sports Champions.
Disc golf é um desporto em tudo semelhante ao golf jogado em campos de golf mas em vez de haver bolas de golf e buracos há discos e cestos.
As regras são semelhantes ao golf em que temos de acertar no cesto com o menor nº de lançamento possível.
É um jogo muito simples em que temos total liberdade e podemos lançar o disco da forma que quisermos e fazer efeitos espetaculares.
No que diz respeito aos gráficos, estes podiam ser de muito melhor qualidade mas esta falta de qualidade nos gráficos acaba por se entender visto se um jogo em que o foco principal é a jogabilidade com o move.
Neste jogo é necessário calibrar o comando para a nossa altura e o facto de termos de fazer isto sempre que mudamos de desporto torna-se irritante.
Um pormenor que me agradou imenso foi o facto de podermos substituir a banda sonora original pelas nossas músicas, jogar ténis de mesa ao som de oásis é do melhor.
Assim sendo este é um bom jogo para iniciar a experiencia com o move e que deixa a antever que muitos bom jogos poderão sair utilizando o periférico da Sony.
8/10

Sem comentários:

Enviar um comentário