terça-feira, 3 de julho de 2012

InFamous 2 - Análise


Depois do sucesso espetacular do jogo original, havia uma enorme expetativa em volta da sequela de uma franquia que se pode tornar sem sombra de dúvida uma das mais importantes na PS3. O estúdio Sucker Punch, responsável pela franquia Sly Cooper, tem agora uma muito maior pressão do que quando lançou para o mercado o quase desconhecido InFamous. Mas será que essa pressão os fez diminuir a qualidade do produto final ou será que a Sucker Punch conseguiu produzir um dos melhores jogos de super-heróis da história dos videojogos e consequentemente um dos melhores da PS3?
Em InFamous 2 voltamos a encontrar-nos com o “Homem elétrico”, Cole MacGrath que tal como sabem adquiriu super poderes numa explosão que destrui Empire City. InFamous 2 começa cerca de 1 mês após o final de InFamous, Cole é abordado por uma agente da NSA, Kuo, que lhe traz uma proposta que consiste em deslocar-se para uma nova cidade, New Marais, onde se encontrará com o criador da “Esfera de Raios” e que lhe dará mais poderes para a batalha final com a “Besta”. Zeke volta a marcar presença e apresenta agora um papel mais ativo na história e não como acontecia no jogo original em que em vez de um amigo, Zeke parecia mais um daqueles “amigos” que só o é porque lhe dá jeito e porque quer tirar proveito da amizade.

Aliás essa é uma das grandes qualidades de InFamous 2, apesar de estarmos claramente num mundo irreal cheio de pessoas com poderes, o detalhe emprestado às personagens desde as suas atitudes às formas de pensar, com importância para o voice acting que assenta que nem uma luva às personagens (só me estou a referir à versão original, pois a minha versão do jogo não incluía as vozes portuguesas) é simplesmente brilhante. A forma como a Sucker Punch conseguiu criar umas personagens que embora com super poderes, agem sem dúvida como humanos é simplesmente perfeita. Desde os problemas de ações passadas que perturbam a mente de Cole, aos problemas de confiança entre Cole e Zeke, este último que procura a todo o custo recuperar a amizade de Cole. As personagens em InFamous 2 são espetaculares e elevam a franquia para uma das melhores de sempre da indústria de videojogos na minha opinião.
Tal como já disse anteriormente, InFamous 2 leva-nos para uma nova cidade, New Marais, cidade muito diferente de Empire City. New Marais é baseada na cidade de Nova Jérsia após a passagem do Furacão Katrina, com vários locais absolutamente destruídos e consumidos pelas águas. New Marais, ao contrário de Empire City, é claramente uma cidade mais viva e colorida. New Marais foge ao quase absoluto cinzento que pintava a paisagem de Empire City, que se compreendia visto que a cidade estava num estado pós apocalíptico.    Em New Marais podemos encontrar uma variedade de cenários que não existiam na cidade do jogo original. Existem três zonas principais na cidade, os pântanos onde podemos encontrar uma abundante vegetação criando assim um cenário verdejante que não era possível encontrar em Empire City, existe a cidade propriamente dita onde se encontram algumas semelhanças com Empire City, muito devido ao facto de Cole conseguiu trepar tudo o que lhe aparece pela frente, mas os edifícios são mais coloridos e diversificados, dando um ar mais festivo à cidade, por ultimo temos a “Flood Town” inspirada como já disse em Nova Jérsia após o furacão Katrina, com água por todo o lado influenciando de forma obvio a forma de jogar, pois Cole não se dá muito bem com a água.
De InFamous para InFamous 2 é notória uma melhoria clara nos modelos das personagens, fazendo o jogo original parecer muito fraco a este nível, as personagens estão muito mais detalhadas e realistas enquanto no passado pareciam meros bonecos. Aliás é fácil perceber o salto gráfico dado através das diferenças que se verificam em Cole se escolhermos o lado mau, em que Cole fica cheio de cicatrizes, veias à mostra e tatuagens para além da roupa de cor vermelha, se escolhermos o lado bom Cole fica com roupas azuis e com um aspeto muito mais saudável.

Uma das coisas que tornou InFamous especial foram as cutscenes ao estilo de banda desenhada, pois bem, elas voltam a marcar presença em InFamous 2 para relatar momentos importantes da história. Mas agora não estão sozinhas, InFamous 2 conta também com as cutscenes mais tradicionais para retratar momentos como conversas entre Cole e Zeke entre outros que dão um toque mais bonito ao jogo evitando o que acontecia no jogo original onde todas as conversas se resumiam a telefonemas ou conversas rápidas entre personagens.
Algo que marcou o jogo original foi o sistema de karma em que durante o jogo vão surgindo diversas situações em que podemos optar pelo caminho mais fácil e que mais consequências negativas trás, o lado infame, ou então o caminho mais trabalhoso que reduz ao máximo as consequências negativas, o lado herói. Em InFamous 2 este sistema é bastante melhorado e ganha uma preponderância muito maior, desde já porque ao contrário do jogo anterior existem dois finais totalmente diferentes. Agora as decisões que afetam o karma não estão apenas confinadas a determinados momentos durante uma missão, agora existem “momentos” espalhados pela cidade de New Marais para melhorar o nosso karma, por exemplo, podemos decidir ajudar policias a desativar bombas ou por término a assaltos ou por outro lado roubar “blast shards” a pessoas na rua e atacar musicos de rua e protestantes. Situações destas estão espalhadas pela cidade e permitem assim melhorar o nosso karma de forma mais efetiva. Mas não é só aqui que o karma é influenciado, também durante a história principal existem missões para o lado bom e para o lado mau do karma que são totalmente diferentes. Também as habituais missões secundárias marcam regresso em InFamous 2.


As missões secundárias são muito mais variadas do que em InFamous e existe sempre motivo para as fazer pois assim tornamos as ruas mais seguras não sendo constantemente atacados pela milícia, ou pelos monstros que parecem controlar a cidade. Desde já digo que fiquei muito de pé atrás quando soube que InFamous 2 iria ter monstros pois embora o mundo de InFamous conte com pessoas com super poderes não fazia muito sentido a inserção de monstros, parecia mais uma medida para agradar a um maior numero de jogadores, mas o que é certo é que a Sucker Punch conseguiu manter uma história envolvente mesmo com monstros envolvidos.
No que aos poderes diz respeito, Cole regressa com os mesmos poderes com que acabou o primeiro jogo com algumas melhorias, à medida que a história progride Cole adquire novos poderes que podem depois ser desbloqueados com pontos de experiencia e fazendo determinados truques. Os poderes que podemos adquirir dependem também do nosso karma pois a dada altura do jogo vamos poder aliar os nossos poderes elétricos ao gelo, lado bom do karma, ou ao fogo, lado mau do karma.
O nosso karma influencia também a forma como as pessoas na rua nos abordam e interagem, enquanto se optarmos pelo lado herói as pessoas acenam e tiram fotos enquanto se optarmos pelo lado infame as pessoas atiram nos pedras e reclamam connosco.
Na jogabilidade foram adicionados novos elementos com o objetivo de aumentar ainda mais a fluidez quer durante as escaladas de Cole quer durante o combate. Agora Cole possui uma espécie de bastão elétrico chamada “The Amp” que substitui os ataques corpo a corpo com murros e pontapés, também foram inseridos poste de eletricidade verticais que permite uma mais rápida ascensão pelos vários edifícios da cidade. A introdução de um rol de monstros de uma grande variedade implica a utilização de diferente poderes evitando dessa forma a monotonia de usar sempre os mesmo poderes para derrotar os inimigos.
O maior problema associado à jogabilidade de InFamous 2 está relacionado com a camara que se torna muita vez um inimigo especialmente em situações apertadas de combate em que sofremos ataques de vários lados e a camara não sabe para que lado se virar ficando nós durante uns segundos completamente desorientados. Numa das novas atualizações surgiu a possibilidade de jogar com o move e embora pareça ser uma jogo que até se poderia adequar ao periférico, a sua utilização foi muito mal feita pois a única utilização do move é para controlar a camara de resto, os poderes e movimentos são todos assegurados pelos botões o que torna o move absolutamente desnecessário.
Outra das novidades é a introdução de um modo online muito ao estilo de Littlebigplanet que consiste na criação de missões por parte dos jogadores que depois irão partilha-las com os restantes jogadores do mundo. Posso dizer que existem missões bastantes boas sendo por isso possível dizer que a introdução deste modo online foi uma aposta acertada por parte da Sucker Punch.
Concluindo, InFamous 2 é um dos melhores exclusivos que já foram lançados para a consola Sony. É um jogo que rivaliza sem dúvida com a serie Uncharted e que nos traz algo de diferente no que a jogos de super-heróis diz respeito. Em termos de longevidade o jogo dura 12 horas sem contar com missões secundárias e mais umas tantas para realizar todas as missões secundárias. Podem ainda tentar apanhas todas as “blast shards” e mensagens secretas espalhadas pela cidade. Juntando a isto tudo um online bastante bom podem ter a certeza que terão aqui um jogo que vos dará muitas horas de diversão.
9.5/10

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