Depois do sucesso espetacular
do jogo original, havia uma enorme expetativa em volta da sequela de uma
franquia que se pode tornar sem sombra de dúvida uma das mais importantes na
PS3. O estúdio Sucker Punch, responsável pela franquia Sly Cooper, tem agora uma
muito maior pressão do que quando lançou para o mercado o quase desconhecido
InFamous. Mas será que essa pressão os fez diminuir a qualidade do produto
final ou será que a Sucker Punch conseguiu produzir um dos melhores jogos de
super-heróis da história dos videojogos e consequentemente um dos melhores da
PS3?
Em InFamous 2 voltamos a
encontrar-nos com o “Homem elétrico”, Cole MacGrath que tal como sabem adquiriu
super poderes numa explosão que destrui Empire City. InFamous 2 começa cerca de
1 mês após o final de InFamous, Cole é abordado por uma agente da NSA, Kuo, que lhe traz uma proposta
que consiste em deslocar-se para uma nova cidade, New Marais, onde se
encontrará com o criador da “Esfera de Raios” e que lhe dará mais poderes para
a batalha final com a “Besta”. Zeke volta a marcar presença e apresenta agora
um papel mais ativo na história e não como acontecia no jogo original em que em
vez de um amigo, Zeke parecia mais um daqueles “amigos” que só o é porque lhe
dá jeito e porque quer tirar proveito da amizade.
Uma das coisas que tornou
InFamous especial foram as cutscenes ao estilo de banda desenhada, pois bem,
elas voltam a marcar presença em InFamous 2 para relatar momentos importantes
da história. Mas agora não estão sozinhas, InFamous 2 conta também com as
cutscenes mais tradicionais para retratar momentos como conversas entre Cole e
Zeke entre outros que dão um toque mais bonito ao jogo evitando o que acontecia
no jogo original onde todas as conversas se resumiam a telefonemas ou conversas
rápidas entre personagens.
Algo que marcou o jogo original
foi o sistema de karma em que durante o jogo vão surgindo diversas situações em
que podemos optar pelo caminho mais fácil e que mais consequências negativas
trás, o lado infame, ou então o caminho mais trabalhoso que reduz ao máximo as
consequências negativas, o lado herói. Em InFamous 2 este sistema é bastante
melhorado e ganha uma preponderância muito maior, desde já porque ao contrário
do jogo anterior existem dois finais totalmente diferentes. Agora as decisões
que afetam o karma não estão apenas confinadas a determinados momentos durante
uma missão, agora existem “momentos” espalhados pela cidade de New Marais para
melhorar o nosso karma, por exemplo, podemos decidir ajudar policias a
desativar bombas ou por término a assaltos ou por outro lado roubar “blast
shards” a pessoas na rua e atacar musicos de rua e protestantes. Situações
destas estão espalhadas pela cidade e permitem assim melhorar o nosso karma de
forma mais efetiva. Mas não é só aqui que o karma é influenciado, também
durante a história principal existem missões para o lado bom e para o lado mau
do karma que são totalmente diferentes. Também as habituais missões secundárias
marcam regresso em InFamous 2.
No que aos poderes diz
respeito, Cole regressa com os mesmos poderes com que acabou o primeiro jogo
com algumas melhorias, à medida que a história progride Cole adquire novos
poderes que podem depois ser desbloqueados com pontos de experiencia e fazendo
determinados truques. Os poderes que podemos adquirir dependem também do nosso
karma pois a dada altura do jogo vamos poder aliar os nossos poderes elétricos
ao gelo, lado bom do karma, ou ao fogo, lado mau do karma.
O nosso karma influencia também
a forma como as pessoas na rua nos abordam e interagem, enquanto se optarmos
pelo lado herói as pessoas acenam e tiram fotos enquanto se optarmos pelo lado
infame as pessoas atiram nos pedras e reclamam connosco.
Na jogabilidade foram
adicionados novos elementos com o objetivo de aumentar ainda mais a fluidez
quer durante as escaladas de Cole quer durante o combate. Agora Cole possui uma
espécie de bastão elétrico chamada “The
Amp” que substitui os ataques corpo a corpo com murros e pontapés, também foram
inseridos poste de eletricidade verticais que permite uma mais rápida ascensão
pelos vários edifícios da cidade. A introdução de um rol de monstros de uma
grande variedade implica a utilização de diferente poderes evitando dessa forma
a monotonia de usar sempre os mesmo poderes para derrotar os inimigos.
O maior problema associado à
jogabilidade de InFamous 2 está relacionado com a camara que se torna muita vez
um inimigo especialmente em situações apertadas de combate em que sofremos
ataques de vários lados e a camara não sabe para que lado se virar ficando nós
durante uns segundos completamente desorientados. Numa das novas atualizações surgiu
a possibilidade de jogar com o move e embora pareça ser uma jogo que até se
poderia adequar ao periférico, a sua utilização foi muito mal feita pois a única
utilização do move é para controlar a camara de resto, os poderes e movimentos
são todos assegurados pelos botões o que torna o move absolutamente
desnecessário.
Outra das novidades é a introdução
de um modo online muito ao estilo de Littlebigplanet que consiste na criação de
missões por parte dos jogadores que depois irão partilha-las com os restantes
jogadores do mundo. Posso dizer que existem missões bastantes boas sendo por
isso possível dizer que a introdução deste modo online foi uma aposta acertada
por parte da Sucker Punch.
Concluindo, InFamous 2 é um dos
melhores exclusivos que já foram lançados para a consola Sony. É um jogo que rivaliza
sem dúvida com a serie Uncharted e que nos traz algo de diferente no que a
jogos de super-heróis diz respeito. Em termos de longevidade o jogo dura 12
horas sem contar com missões secundárias e mais umas tantas para realizar todas
as missões secundárias. Podem ainda tentar apanhas todas as “blast shards” e
mensagens secretas espalhadas pela cidade. Juntando a isto tudo um online
bastante bom podem ter a certeza que terão aqui um jogo que vos dará muitas
horas de diversão.
9.5/10
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