Futebol… o desporto rei do nosso país e através do qual o nome de
Portugal tem sido bastante elevado com os recentes sucessos dos nossos clubes,
mas será que o nosso sucesso se refletiu diretamente na mais recente entrada da
franquia F IFA ou continuará o nosso país
a ser relegado em relações às outras potências do desporto?
Pois muito bem a resposta é um categórico SIM, não há qualquer
dúvida que mesmo depois dos grandes feitos durante a época 2010/11, a EA
continua a não aplicar o mesmo tipo de cuidado e detalhe nas equipas e
jogadores que recebem por exemplo os jogadores da liga espanhola. Algo que
continua a persistir em FIFA 12 é também a ausência dos estádios portugueses
que ao que parece continuam a não ser estádios importantes do futebol europeu.
Mas deixando de lado as
minhas críticas em relação ao tratamento da EA ao futebol português, vamos
avançar para as muitas inovações significativas que FIFA 12 sofreu na sua
jogabilidade. Comecemos então pela mais “gritante” nas primeiras abordagens ao
novo FIFA, a “Tactical Defense”. Com esta implementação a EA pretendia dar mais
realismo e maior controlo sobre os jogadores e é certo que isso verifica-se mas
ao mesmo tempo decidiram complicar de forma significativa algo que em tempos
era bastante simples. Agora para defender, temos várias opções não basta apenas
sprintar e clicar “X” para perseguir o jogador que tem a bola, agora temos de
utilizar o “L2” para nos posicionarmos corretamente, o “X2” para nos
aproximarmos do jogador e o “O” para no momento certo, e sublinho, no momento
certo recuperarmos a bola. O que é certo que vai acontecer recorrentemente é
que vão falhar constantemente o “timing” de corte e por isso dar a origens a
jogadas de jogadores isolados afrente do guarda-redes. No entanto quando se começarem
a habituar aos novos controlos, que ainda vai demorar algum tempo, é fácil
perceber o quão útil esta inovação da EA realmente é.
Ainda dentro do campo da jogabilidade em FIFA, há a registar a
implementação do novo sistema de impacto e do “Precision Dribbling”. O novo
sistema de impacto é uma excelente adição a FIFA pois traz uma nova
espetacularidade aos lances que não acontecia no passado, no entanto necessita
de alguns reparos pois não raramente acontecem situações caricatas e irreais. O
“Precision Dribbling” oferece-nos um maior controlo da bola, sendo muito mais
fácil a mudança de direção sem perder o controlo da bola. Esta implementação
ainda vem dificultar mais a habituação à “Tactical Defense” sendo mais fácil
evitar as entradas dos defesas.
Algo a que não posso deixar de fazer o reparo é a inteligência
artificial, sobretudo à dos nossos colegas de equipa que muitas vezes não
procuram dar linhas de passe e ficam parados, chegando mesmo ao ponto de muitas
vezes se “esconderem” atrás dos defesas. Também os árbitros necessitam de algum
trabalho pois existem situações em que as suas decisões, sobretudo em relação à
mostragem de cartões, não seguem as regras da FIFA.
FIFA 12, assim como os seus antecessores não falha no que diz
respeito a capacidade de oferecer diferentes modos de jogos capazes de nos
manterem a jogar. Comecemos então pelos modos de jogo offline. Estes são os
mesmos de FIFA 11, temos o Modo Carreira ou então podemos simplesmente disputar
uma liga ou taça fora do modo carreira ou até mesmo criar o vosso próprio
torneio.
Modo carreira |
O modo carreira sofreu algumas mudanças, mas nada de muito radical. Agora temos
a possibilidade de jogar como treinador, controlando a equipa toda, como
jogador, fazendo jogos da mesma forma que o modo jogue como profissional, ou
então uma mistura dos dois durante 15 épocas. Outras adições ao modo carreira
são o aparecimento da academia de jovens, que permite utilizar olheiros para
procurarem pelo mundo futuros talentos que vão sendo desenvolvidos no teu clube
e também a possibilidade de interagir com os jogadores, embora seja muito
reduzida e sobre a qual não temos qualquer controlo.
Tal como no FIFA 11 voltamos a poder jogar controlando o guarda redes embora na
minha opinião a não ser em condições especiais é um aborrecimento muito grande
pois somos capazes de passar jogos inteiros só com uma ou duas defesas.
Embora estes modos sejam interessantes é sobretudo os modos multiplayer
que oferecem ao jogo horas e horas de prazer e entretenimento.
Football Club é a maior adição em termos de modos de jogo de FIFA 12, com ele
podemos saber noticias dos nossos amigos, desde resultados aos pontos de
experiência que possuem, oferece-nos também a possibilidade de completar
desafios inspirados na atualidade futebolística. Existe também algo denominado
de “Apoia o teu clube” que consiste basicamente em atribuir os pontos que
conseguires a jogar FIFA ao teu clube com o objetivo de perceber quem no final
acabará em primeiro.
Ultimate Team |
O modo “Ultimate Team” aparece pela primeira vez incluído no jogo
e embora este nos permita jogar tanto online como offline é absolutamente
necessário estarem ligados aos servidores EA para poderem utiliza-lo. Este modo
é uma espécie de jogo de carta onde compras um pacote que te traz determinados
jogadores e equipamentos entre outras coisas, depois vão fazendo jogos com a
vossa equipa para conseguirem moedas que depois irão servir para comprar mais e
melhores pacotes. Podem tambem adquirir novas “cartas” através de leilões ou
troca de jogadores. No entanto acho este modo demasiado complexo para aqueles
que apenas querem entrar logo em campo e começar a jogar.
Online |
Para aqueles que não querem complicações e pretendem apenas fazer
jogos online existe o novo modo online que consiste em épocas de 10 jogos,
havendo várias divisões sendo o objetivo chegar a 1º divisão, para tal tem de
conseguir determinado numero de pontos para conseguirem subir de divisão ou
então no mínimo assegurar a permanência. Existe um modo semelhante a este mas
especialmente para aqueles que querem jogar com amigos online.
Os modos clubes profissionais e salas de espera voltam a marcar presença assim
como a habitual presença do FIFA INTERACTIVE WORLD CUP.
Foi também implementado um centro de criação que nos permite criar
não só jogadores como já era possível anteriormente mas também equipas e
torneios e para além disso podemos fazer o download de jogadores, equipas e
torneios criado por outros jogadores FIFA. Infelizmente apenas temos direito a
um download tendo de comprar para poderem fazer mais downloads o que é
simplesmente lamentável visto que se trata de conteúdo feito pelos jogadores e
não pela EA.
FIFA 12 mesmo sendo o melhor jogo de futebol que existe continua a
não possuir um online condizente com a sua qualidade, muito por culpa da EA que
após vários anos de queixas dos seus fieis utilizadores continuam sem fazer
nada acerca das constantes desconexões que nos impedem de retirar o máximo da
nossa experiencia e isso é uma vergonha para um companhia tão consagrada como é
a EA.
Em relação aos gráficos não há nada a dizer alguns detalhes foram
melhorados mas no cômputo geral continuam semelhantes ao gráficos de FIFA 11.
A Banda sonora continua marcada por musicas internacionais de
bandas não muito conhecidas mas que se adequam de forma muito boa ao tipo de
jogo.
Os comentadores Hélder Conduto e David Carvalho voltam a marcar presença em
FIFA 12 e embora com algumas falhas estão mais completos e mais diversificados.
Concluindo, tenho a dizer que FIFA 12 é sem dúvida o melhor
simulador de futebol disponivel e a partir do momento em que são fãs de futebol
torna-se quase obrigatório adquirir este jogo. No entanto existem muitos pontos
para serem repensados pela EA a começar pelos servidores EA e também por dar
mais importância a Portugal nos seus jogos pois afinal, nós temos o melhor
treinador do mundo e um dos melhores jogadores do mundo.
Som – 9/10 – Banda Sonora muito boa.
Gráficos – 8/10 – Não apresentam qualquer melhoria.
Longevidade – 10/10 – Vários modos de jogos, mas pode ficar um pouco comprometida
sem uma boa ligação à internet.
Jogabilidade – 9/10 – Eficaz mas um pouco complicada.
Nota Final – 9/10 – Melhor jogo de futebol disponível.
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