sábado, 7 de julho de 2012

Mass Effect 3: Extended Cut DLC - Artigo

SPOILERS!


Após o lançamento de Mass Effect 3, as criticas foram unanimes, um dos melhores jogos da história dos videojogos. No entanto nem tudo foram rosas para a produtora Bioware, que foi absolutamente bombardeada por criticas ao final do jogo, tanto profissionais como fãs, foram unanimes ao afirmar categoricamente que o final do jogo ficava muito aquém do esperado e não correspondeu em nada às promessas de finais totalmente diferentes e de conclusões definitivas para todas as personagens por parte da Bioware. Assim nasceu o DLC Extended Cut, através dele a Bioware oferece, não novos finais, mas sim alargas os finais já existentes numa tentativa de trazer um sentimento de maior satisfação e conclusão à história que estivemos a desenvolver durante 3 jogos inteiros.Aquilo que os fãs mais reclamaram, não foi o final em si, o facto de estarmos confinados a três escolhas finais, mas sim a quantidade enorme de "plot holes" que se encontravam em apenas dez minutos de jogos.

Vamos então recordar alguns desses mesmos "plot holes" e as suas respectivas alterações ou explicações:

Destruição dos "Mass Relays" - no final original do jogo era possível verificar que independentemente da nossa escolha tanto o "Citadel" como os "Mass Relays" eram destruídos e isso significaria que sistemas inteiros seriam igualmente destruídos. Pois bem com o DLC isso já não acontece. Os "Mass Relays" ficam simplesmente danificados mas em claras condições de serem reconstruídos.

Fuga do "Normandy" - Ninguém conseguia conceber o porquê de Joker, que esteve sempre ao lado de Shepard em todas as missões consideradas suicidas, iria simplesmente fugir a meio da batalha deixando Shepard para morrer. Agora temos a explicação para isso com um cutscene que mostra Hackett a dar ordens após a ativação do "Crucible" para abandonarem o sistema, sendo possível ver Joker visivelmente transtornado por ter de abandonar Shepard.

Destruição do "Normandy" - Também o "Normandy" tal como os "Mass Relays" era visto no final original bastante danificado enquanto do sistema. Agora tal já não acontece, "Normandy" não apresenta quaisquer danos e já não vemos Joker quase em desespero para salvar a sua nave.

Aparecimento dos Squadmates que nos acompanhavam até ao "Beam" de acesso ao "Citadel" no "Normandy" - Agora temos uma explicação em formato cutscene onde os squadmates são atingidos com gravidade, sendo Shepard obrigado a chamar o "Normandy" para resgatar os companheiros.

Estes eram os principais "plot holes" do final original mas os seus problemas não acabavam aqui. Os fãs queixavam-se também da ausência de respostas que havia após a tomada de decisão no final do jogo. Isso também foi corrigido mas já lá vamos.

Algo que deixou os fãs irritados foi a espécie de Deus em forma de criança que aparece mesmo no final do jogo. Continua a haver algumas falhas na lógica deste "VI" mas agora temos a possibilidade de dialogar com ele, fazendo perguntas à cerca de cada opção e obtendo respostas mais detalhadas que nunca fazendo assim tudo mais sentido do que no final original em que Shepard não se opunha a nada que o "VI" afirmava.

Por fim tal como havia dito temos acesso a cerca de 6 minutos com o relato por parte do Admiral Hackett, se escolhermos destruir, do Shepard se escolhermos controlar e da EDI se escolhermos a opção Synthesis. Cada uma mostra através de imagens e algumas cutscenes tudo o que sucedeu à decisão. Existe agora também uma opção em que não optamos por nenhuma das três opções em que isso origina consequências desastrosa levando à vitória dos "Reapers".

Apesar das obvias melhorias no final existem ainda algumas questões que gostaria de ver respondidas como: Porque é que o Ilusive Man tem o poder de controlar o Shepard (fazendo-o disparar sobre o Anderson)?; Porque é que o Ilusive Man quando se suicida (no caso de vos ter acontecido isto) não se vê uma unica ponta de sangue como se verificou por exemplo com o Saren no primeiro Mass Effect?; Porque é que o Shepard tem um ferimento no abdômen tal como o Anderson?; e finalmente Como é que o Shepard aparece vivo no fim do final destruir?

Com isto pretendo dizer que o DLC Extended Cut é claramente o final que devia vir com o jogo original. Se podia ser melhor? Podia mas não se pode agradar a todos. O que me leva a pensar que isto pode ter acontecido porque a EA tratou de apressar o trabalho da Bioware.

Agora a minha opinião à cerca de futuras situações como esta é que as produtoras não devem ceder às pressões dos fãs, como a Bioware o fez. A questão aqui é que o jogo já deveria ter vindo com um final desta qualidade desde o inicio. No entanto agradeço à Bioware por ter tentado e sobretudo conseguido satisfazer as vontade dos seus fãs. Esperemos que a EA tenha aprendido com os seus erros. 

Sem comentários:

Enviar um comentário