terça-feira, 12 de junho de 2012

Análise - FIFA STREET


Vários anos após o lançamento de FIFA STREET 3, o futebol de rua está de regresso à Playstation e promete ser uma lufada de ar fresco no que a jogos de futebol diz respeito.
Com FIFA STREET (4), a EA prometia uma experiencia sem igual afastando-se definitivamente da bonecada irrealista de FIFA STREET 3, seguindo um caminho mais realista do futebol de rua.


FIFA STREET oferece-nos várias horas de diversão com a grande quantidade e diversidade de modos e tipos de jogos. Existe o modo “hit the streets” que corresponde ao habitual modo de exibição no qual podemos jogar partidas “5-a-side” que é o típico jogo de futebol de rua 5 contra 5, “Panna”, que dá mais importância às fintas e túneis do que aos golos, podendo variar o nº de jogadores em cada equipa, sendo possível também jogar em campos com balizas de futsal, hóquei ou então balizas com a altura de uma baliza de hóquei mas mais compridas. Tempos partidas de “Last Man Standing” em que a equipa que marca perde um jogador, ganhando a equipa que fica sem jogadores primeiro, e por ultimo partidas de futsal que são provavelmente as mais interessantes de se jogar.
O modo que oferece maior longevidade ao jogo é o modo “World Tour” que se divide em 4 fases: regional, nacional, continental e mundial. Neste modo criamos o nosso próprio jogador e também se quisermos uma equipa inteira para ir enfrentando os diferentes desafios propostos. Cada vitória oferece-nos brindes, sejam estes novos equipamentos, campos ou sapatilhas, mas para os ganharem todos é necessário jogar na dificuldade mais alta o que leva a demasiadas tentativas sempre no mesmo jogo. Quanto maior o número de jogos que realizamos mais pontos angariamos para evoluir os nossos jogadores.
No que diz respeito aos modos online, temos o modo “Season” igual ao de FIFA 12 e também uma modo de jogar em equipa controlando apenas um jogador, o nosso jogador criado, mas isto é uma confusão total já para não falar que há sempre aquele menino que não passa a bola a ninguém.
No que à jogabilidade diz respeito este jogo deixa muito a desejar, sim é um jogo muito divertido mas possui demasiadas falhas que não se percebem bem, sendo este jogo produzido pelos mesmos produtores de FIFA 12 e que utiliza o mesmo motor de jogo.
As falhas estão sobretudo relacionadas com a IA. No ataque, os jogadores não oferecem soluções nenhumas, ficando muitas vezes estáticos e sem procurarem criar linhas de passe. Ora isto num jogo de 5 contra 5 em campo de pequenas dimensões torna-se ainda mais evidente e frustrante. Também os guarda-redes apresentam falhas clamorosas especialmente em lances de 1 contra 1 em que o guarda-redes prefere sair-se à bola efetuando um corte à defesa central em vez de sair à bola lançando-se aos pés do avançado. Mas a minha frustração durante a minha experiencia com FIFA STREET reside sobretudo na parte defensiva dos jogos. Os jogadores parecem autênticos pernetas a defender, desequilibram-se constantemente e de forma estúpida, chegando ao ponto de muitas vezes com o jogador adversário de frente para si com a bola parada não conseguir sequer acertar na bola. Mas não pensem que é tudo mau na jogabilidade de FIFA STREET porque não é, as fintas são absolutamente deliciosas e não há nada mais gratificante do que fazer túneis, humilhando os nossos amigos. Também o facto de os jogos serem ataque-contra-ataque tornam ainda mais espetacular a experiência.
Os gráficos de FIFA STREET são muito semelhantes a FIFA 12 no que diz respeito aos jogadores, mas os cenários são muitos bonitos, representando diferentes cidades do mundo como Veneza e Amesterdão. Uma das coisas de que senti falta em FIFA STREET foi os comentadores sobretudo em jogos de futsal em que é algo desanimador jogar só com música ambiente.
Assim e em jeito de conclusão, FIFA STREET é um bom jogo mas com algumas falhas ao nível da jogabilidade que podem levar a demasiados momento de pura frustração.
FIFA STREET é assim um jogo bom para jogar com amigos ou para passar uma tarde em alternativa a FIFA 12 mas não mais que isso. Recomendo o jogo a fãs de futebol e defendo que este jogo tinha potencial para ser muito melhor e continua à espera que um dia saia um jogo dedicado ao futsal exclusivamente.

7.5/10

PS: Comentem, vá lá não custa nada.

1 comentário: